• (31) 99734 . 5223 | (31) 3177-2199

Dicas para manter a saúde bucal em dia

Ninguém gosta de sofrer com qualquer doença, por mais que essa seja uma simples gripe, certo? Para tanto, é imprescindível tomar alguns cuidados básicos de prevenção para que o organismo fique em dia. Isso também pode (e deve!) ser aplicado para a saúde bucal. Afinal, prevenir é sempre mais recomendado do que apenas preocupar-se em remediar. 

A arcada dentária de um indivíduo adulto apresenta, no geral, 32 dentes. Há exceções como Freddy Mercury, vocalista da banda Queen, que possuía nada menos que 36 dentes. Porém, de acordo com um estudo desenvolvido pela OMS – a Organização Mundial da Saúde – pelo menos 14,4% dos brasileiros já não possuem mais nenhum de seus dentes. 

Dados como esses são preocupantes. De qualquer maneira e independentemente dos índices, não apenas os dentes como todo o restante da boca carecem de nosso cuidado e atenção. Até porque a saúde da boca vai muito além da estética do sorriso. A boca é porta de entrada e espaço de desenvolvimento de micro-organismos que podem gerar outras doenças sistêmicas. 

Tendo em vista orientar você sobre os hábitos preventivos essenciais para manter a saúde bucal, a publicação de hoje vai reunir 7 dicas básicas. Elas são fáceis de aplicar e muito importantes para que sua boca esteja sempre protegida. Acompanhe na sequência! 

7 hábitos simples para manter a saúde bucal em dia

Manter a saúde bucal depende mais de você do que imagina. Algumas mudanças de hábito simples podem impactar positivamente na saúde da sua boca, assim como prevenir doenças. Acompanhe!

1. Não menospreze a importância do fio dental

Antes de mais nada, a higiene bucal sempre deve começar pelo uso do fio dental. Somente ele é capaz de remover as sujeiras mais incômodas que ficam entre os dentes depois da alimentação. O fio deixa o caminho livre para que a escova de dentes desempenhe seu papel corretamente na sequência. 

Os pequenos espaços entre os dentes são o ambiente preferido dos micro-organismos indesejados para que formem a placa bacteriana. Não alimente esses intrusos! Ao utilizar o fio dental corretamente, as bactérias não terão chance para arruinar a sua saúde bucal. Tanto os dentes quanto as gengivas ficam protegidos. 

O procedimento é simples. Veja só:

  • Enrole cerca de 30 a 40 centímetros de fio entre seus dedos indicadores e médios, deixando espaço suficiente entre eles para que você consiga utilizá-lo com conforto e eficiência; 
  • Com o apoio do polegar, introduza o fio entre os dentes. Deslize-o por toda a superfície lateral de cada um deles desde a base que fica coberta pela gengiva até as pontas; 
  • Vá movimentando o fio nos seus dedos para que seja utilizado um novo trecho limpo a cada dente.  

 

2. Invista em produtos de boa qualidade

Invista na sua saúde da boca e dos dentes mantendo o kit de higiene bucal sempre em dia. Se você passa muito tempo fora de casa, mantenha ele consigo ou faça um kit extra para usar no trabalho. 

Vale a pena ter uma atenção especial com a sua escova de dentes. São muitas as opções nas prateleiras de supermercados e farmácias, o que pode confundir inúmeras pessoas. O ideal é que a escova tenha um tamanho adequado para a idade do usuário e que as cerdas não sejam nem duras nem macias demais. 

Quanto ao creme dental, escolha um com flúor e esteja atento ao RDA – sigla para Relative Dentin Abrasivity (nível de abrasividade para a dentina). Por mais que o certo seja utilizar uma quantidade mínima do produto no momento da escovação, o RDA muito alto pode gerar sensibilidade e prejudicar o esmalte dos dentes. 

Ter um bom enxaguante antisséptico para finalizar a higiene da boca também é interessante. Ele ajuda a eliminar bactérias, mas jamais deve ser usado como um substituto para burlar a escovação, ok? As funções desse produto são limitadas. 

3. Escove os dentes várias vezes ao dia

De nada adianta ter os produtos certos se eles não forem utilizados, não é mesmo? Ter o hábito de escovar os dentes várias vezes ao dia, preferencialmente logo após cada refeição, é o que garante uma boa saúde bucal 

Após o uso do fio dental, siga os passos com movimentos curtos e suaves: 

  • Escove a parte externa dos dentes, que fica voltada para as bochechas, tanto na parte de cima como na parte de baixo; 
  • Repita o procedimento na parte interna dos dentes, que fica voltada para a língua; 
  • Por fim, escove a coroa dos dentes posteriores, utilizadas para a mastigação. 

 

4. Não esqueça de higienizar a língua e demais partes da boca

Não é somente nos dentes que ficam bactérias e restos de alimentos. A saburra lingual, aquela massa branca que fica impregnada na língua, é responsável não somente pelo mau hálito como também pelo acúmulo de micro-organismos que podem resultar em doenças que não se restringem apenas à saúde da boca. 

Você pode ter um limpador específico para a língua ou simplesmente utilizar a escova de dentes. Também faça esse procedimento nas bochechas e no céu da boca. 

5. Cuide da sua saúde como um todo 

Você sabia que ter uma boa alimentação e praticar exercícios também são atitudes que corroboram com a sua saúde bucal? Poucas pessoas se dão conta, mas um organismo equilibrado está menos propenso à alterações hormonais que também podem afetar a sua boca. 

É importante ter em seu cardápio: 

  • Laticínios: ricos em fósforo e cálcio, que são minerais imprescindíveis para a estrutura dos dentes; 
  • Peixes: ricos em vitamina D, que atua na absorção e capacidade de absorção do cálcio pelo organismo; 
  • Chá verde: rico em catequina, que diminui a placa bacteriana e a incidência de cáries; 
  • Maçã: rica em fibras que ajudam a limpar os dentes ainda durante a mastigação, além de liberar ácidos benéficos para a digestão; 
  • Linhaça: rica em ômega 3, que aumenta a resistência contra inflamações como a gengivite. 

 

6. Evite comer muitos doces

Desde crianças, somos alertados de que doces demais podem provocar cáries. E, de fato, as guloseimas açucaradas são as principais fontes energéticas para as bactérias desenvolverem os ácidos responsáveis por corrosões nos dentes. Portanto, evite comer muitos doces e, quando o fizer, escove os dentes imediatamente.  

7. Visite o dentista de sua confiança regularmente

Por fim, mas não menos importante, está a visita regular ao dentista de sua confiança. Normalmente, são indicadas consultas preventivas a cada 6 meses para realização de limpezas e de um checkup na saúde bucal. Esse é o profissional habilitado para orientar você e garantir que seu sorriso esteja sempre radiante. 

Por fim, não deixe de colocar todas as dicas em prática e certamente sua boca e seu sorriso estarão muito mais seguros e protegidos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

Iniciar Atendimento
Precisa de atendimento?
Olá, seja bem-vindo ao Nev Endodontia. Envie sua mensagem que iremos atender você!