A Endodontia (Tratamento de Canal)
É normal as pessoas sentirem medo de ir ao dentista e com isso passam muito tempo adiando iniciar o tratamento dentário. Quando se trata de tratamento de canal então, a apreensão é maior! Por isso o NEV Endodontia, uma clínica especializada em tratamentos de canais, se preocupa em proporcionar um tratamento com o mínimo de estresse possível.
O tratamento de canal é indicado para dentes que sofreram algum tipo de trauma que comprometa a polpa dentária ou apresentam cáries profundas. Após a avaliação inicial com radiografia digital, o paciente é bem anestesiado
para evitar qualquer desconforto.
O tratamento de canal não dói. O único incomodo que não tem como evitar é que o paciente ficará um determinado tempo com a boca aberta. Clique aqui para tirar suas dúvidas sobre o procedimento.
Quantas sessões são necessárias para um tratamento endodôntico?
O número de sessões para finalização do tratamento endodôntico não é algo que podemos afirmar sem antes avaliar de perto o caso. Assim, pode ser que o problema seja resolvido em uma única sessão ou que seja necessário um número maior de visitas ao dentista. Para sabermos a duração do tratamento de canal nos baseamos em exames e consultas avaliativas.
Tenho outra opção caso não faça o Tratamento de Canal?
É bom deixar claro que não existe uma outra alternativa que substitua o tratamento de canal a não ser a extração. Porém, se o especialista te der a opção de tratar não hesite, pois, mesmo que a extração seja de um único dente, essa opção pode comprometer toda a arcada causando outros problemas como de oclusão.
Etapas do Tratamento de Canal
Primeiramente após a queixa de dor e a busca por um profissional em endodontia, o paciente passa por exames que indicam o grau do problema e a situação interna do dente, assim o especialista tem todas as informações necessárias para iniciar um tratamento preciso e eficaz.
Quem são os especialistas do NEV Endodontia?
Atuando na endodontia em Sete Lagoas, o Núcleo de Endodontia Vinseiro conta com uma equipe composta por 2 especialistas em tratamento de canal e se compromete com seus pacientes buscando sempre entregar resultados satisfatórios.
DRA. PAULA DO AMARAL
Graduada em Odontologia pela Univale em 1984, Dr. Paula M. do Amaral (CRO-MG 11761) é pós-graduada em Endodontia, sua especialidade hoje no Núcleo de Endodontia Automatizada.
DRA. DANIELA DE LIMA
Dra. Daniela de Lima (CRO-MG 25915) é graduada em Odontologia pela UNINCOR em 1999, pós-graduação em Endodontia pelo CEO-IPSEMG e hoje completa o time de especialistas do NEV.
Diferenciais do NEV em relação
ao Tratamento de Canal
Agendamento Gratuito
Faça um agendamento online ou mande-nos uma mensagem para 99734.5223 (WhatsApp). Simples assim e de graça!
Atendimento Humanizado
Do primeiro contato ao pós-tratamento, tudo é pensado para otimizar a experiência do paciente e o sucesso dos casos.
Endodontia Automatizada
Usamos as tecnologias mais modernas do mercado para promover um tratamento muito mais preciso.
Rápido Tratamento
A união de experiência e as tecnologias usadas garantem um tratamento ágil e com resultados eficazes.
O que dizem sobre o NEV
Dúvidas Frequentes sobre
Tratamento de Canal
Sempre que um dente dói deve receber tratamento de canal?
Não exatamente. A dor pode ser causada por um estímulo (frio ou calor intensos, por exemplo). Esse sintomas podem ocorrer em decorrência dos dentes cariados, retração gengival ou dentes com alta carga mastigatória. De toda forma, é importante acompanhamento do dentes para identificar a real causa dessa dor.
Quando eu devo fazer um tratamento de canal?
Para você saber se precisa de um tratamento de canal, é preciso ficar atento a alguns sintomas. Veja quais deles indicam uma possível necessidade de se submeter ao procedimento:
- Dor persistente, principalmente quando ingere alimentos muito quentes ou frios;
- Inchaço ao redor do dente que está dolorido, pequenas bolhas de sangue ou pus, além de dificuldade em mastigar os alimentos;
- Dor na região da maxila e da mandíbula é sinal de que algum dente foi afetado e está irradiando a dor para outras áreas. Nesses casos, você pode sentir até mesmo dor de ouvido ou de cabeça;
- trauma, com dente escurecido;
- cárie profunda ou fratura,com exposição do nervo;
- estrutura danificada, que, mesmo sem dor, pode provocar uma degeneração avançada ou estrutura debilitada.
Então, se você apresenta algum desses sintomas, não deixa de procurar ajuda profissional.
O tratamento endodôntico causa sensibilidade ou dor?
Os dentes e os tecidos ao redor podem apresentar sensibilidade após o tratamento de canal, reação normal e passageira decorrente do processo inflamatório.
Nessa hipótese, o paciente pode tomar analgésico para evitar qualquer desconforto. Caso não cesse a dor, entre em contato com o seu dentista para saber se há necessidade de entrar com anti-inflamatório e, em último caso, antibiótico.
O tratamento de canal é muito dolorido?
Não! Com o uso de anestesia, o tratamento é totalmente indolor. O que pode ser um pouco desconfortável é ficar com a boca aberta durante o tempo de tratamento.
Quais cuidados são necessários após cada sessão do tratamento?
O tratamento de canal não é um procedimento cirúrgico, portanto não exige repouso e o paciente pode manter a rotina normal: trabalho, atividade física e lazer. Evitar mastigar alimentos mais duros em cima do dente para que ele fique um pouco em repouso. É importante manter a higiene adequada.
Dente tratado de canal escurece?
O tratamento do canal em si não causa o escurecimento dental. As pigmentações podem ocorrer se houver sangramento da porção coronária da polpa para os túbulos da dentina.
Quando isso acontece pode-se fazer o clareamento interno que possui um alto índice de sucesso. Ele é realizado após o tratamento de canal concluído.
Qualquer dente que possua alteração de cor na coroa deve ser avaliado.
O tratamento endodôntico enfraquece os dentes?
O que causa o enfraquecimento dos dentes não é o tratamento de canal em si, mas sim a perda da estrutura dental causada pela cárie, que leva à necessidade do procedimento endodôntico.
E se o tratamento de canal não for realizado?
Nesse caso, o paciente pode sentir dores mais intensas e até mesmo desenvolver uma lesão na região apical. Consequência mais graves também podem ocorrer, como uma bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea).
Por algumas vezes é necessário o retratamento do canal?
Em alguns casos, há necessidade de refazer o tratamento endodôntico devido à falhas técnicas ou por uma restauração com infiltrações ou desadaptadas. Mas, por ser um procedimento biológico, também depende de fatores característicos do paciente, como estado de saúde, anatomia interna do dente, resistência sistêmica, entre outros.