Sofrer com dentes sensíveis é algo comum e, por ser algo bem comum, poucas pessoas entendem que é algo sério e que afeta a saúde bucal.
A sensibilidade nos dentes é uma condição que vai se desenvolvendo ao longo do tempo por alguns problemas bastante comuns. Por exemplo, a causa pode ser uma retração gengival por conta de uma escovação demasiadamente forte e do desgaste do esmalte dentário.
Entendendo os dentes sensíveis
Os dentes sensíveis podem se desenvolver ao longo da vida de uma pessoa por conta de diversos fatores. Boa parte das pessoas que apresentam a sensibilidade nos dentes começam a sentir os sintomas entre 20 e 50 anos de idade. Lembrando que, essa sensibilidade pode trazer muito incomodo e piorar caso não seja tratada.
A dentina, parte interna e macia do dente, fica exposta por conta de uma retração gengival. É isso que causa o incômodo da sensibilidade nos dentes.
Existem mais de milhares de canais microscópicos que ligam a dentina até o centro do dente. Quando há esta exposição, os estímulos que vem de fora podem ativar os nervos no núcleo do dente. Por exemplo: uma bebida mais gelada. A partir daí, sente-se uma dor bem forte, mas breve, o que demonstra ser os sintomas da sensibilidade dentária.
Como evitar problemas de sensibilidade dentária?
Para evitar problemas dentários, é muito importante adotar hábitos de escovação, aprendendo o melhor método. Assim como fazer uso corretamente de fio dental.
Caso seja apresentado os sintomas de dentes sensíveis, é necessário além de exames para detectar a causa do problema, realizar algumas mudanças dentro da higiene bucal diária.
Algumas mudanças na alimentação também podem ajudar, evitando que a dentina seja exposta excessivamente. Estas mudanças podem contribuir para um cuidado maior em relação à sensibilidade, conseguindo aliviar aquela sensação que mais incomoda, como a dor aguda.
Mas o que causa sensibilidade nos dentes?
A causa mais comum da sensibilidade nos dentes é o desgaste do esmalte que pode surgir por conta do bruxismo. A escovação realizada com muita força ou muito frequente também é uma das principais causas.
Outra questão é a retração gengival, que pode ser causada por uma doença na gengiva, como é o caso da gengivite. Também pode ser ocasionada por uma escovação com bastante força, feita com o uso de escovas com cerdas mais rígidas.
Apenas um dentista pode realmente confirmar se há um quadro de hipersensibilidade dentinária. Caso haja a apresentação de algum sintoma, é importante pedir orientação a um dentista especialista em tratamento endodôntico.
É importante salientar que a sensibilidade sentida durante ou depois de um tratamento de clareamento é diferente dos dentes sensíveis ou hipersensibilidade dentária.
Como resolver esse problema incômodo?
Algumas medidas podem ser tomadas para os casos em que a sensibilidade nos dentes está muito aguda. O endodontista é fundamental neste momento para que seja realizado um tratamento que evite que a dor se prolongue para algo ainda mais doloroso.
Cirurgia de enxergo gengival
Pode ser necessário realizar uma cirurgia de enxergo gengival, onde é reposto a parte da gengiva que foi perdida. Esse procedimento é indicado para os casos em que há a retração gengival, assim consegue cobrir novamente a área de retração gengival.
Laserterapia
Existe também a possibilidade de uma laserterapia. Nesse caso, é aplicado um laser de potência baixa. Esse tratamento dura em média de 3 a 10 sessões.
Placas protetoras
Há também a possibilidade do uso de placas protetoras para esporte, placa para bruxismo ou placa miorrelaxante. São indicados para os casos em que há um aperto ou ranger de dentes.
Lontoforese
Outra opção é a lontoforese. Neste é utilizado um aparelho que irá gerar potencial elétrico que vai carrear íons até as camadas mais profundas do corpo. Para o caso de dentes sensíveis, é utilizado para levar flúor até o interior dos túbulos dentários. Logo, consegue-se bloquear a transmissão dos impulsos nervosos, tendo um efeito analgésico e tranquilizante.
Restauração de resina
Igualmente, a restauração de resina ou dos adesivos dentários também são uma possibilidade de tratamento. Eles são responsáveis por obliterar os túbulos e também evitar que haja movimentação de fluido dentro deles.
A sensibilidade dos dentes é um problema que causa incômodo e dor para muitas pessoas. O tratamento para se livrar deste problema é bem simples, sendo necessário apenas buscar um profissional capacitado e especializado em Endodontia.
Enfim, ficou com alguma dúvida? Mande-nos sua mensagem no campo de comentários abaixo. Aproveite para agendar sua avaliação gratuita com a clínica NEV Endodontia. Lá você poderá tirar suas dúvidas e descobrir o tratamento ideal para acabar com as incômodas dores causadas pela sensibilidade dentária.