• (31) 99734 . 5223 | (31) 3177-2199

Tratamento de canal

Só quem já enfrentou uma dor intensa no dente sabe que essa é uma das piores sensações que se pode ter. E junto com ela surgem inúmeras dúvidas. Dentre as quais, se a dor é um sinal de que será necessário ou não o temido tratamento de canal. Veja agora 5 sintomas que sinalizam que você pode precisar de um tratamento de canal.

Todavia, você sabia que a dor de dente não é o único sintoma para o qual devemos estar alerta? Há outros indícios que podem revelar se a sua dentição está em apuros. Todos eles são facilmente observáveis e dignos de atenção. 

Com toda certeza, consultas odontológicas frequentes são a melhor maneira de saber ao certo sobre a sua situação. Mesmo assim, vale a pena contar com essas informações para que você fique sempre de olho nos vestígios de possíveis problemas. 

Continue com a leitura para compreender um pouco mais sobre o tratamento de canal e seus principais sintomas. Vamos lá? 

O que é o tratamento de canal? 

tratamento de canal, o qual também podemos chamar de endodontia, é um procedimento da odontologia que visa resolver lesões, cáries e outras complicações que chegam até a polpa dos dentes. Essa é uma região repleta de vasos sanguíneos, nervos e outros tecidos que são bastante sensíveis e mais vulneráveis que a parte exterior da estrutura dental. 

Durante o tratamento endodôntico, o especialista remove tecidos danificados e realiza a desinfecção da área que foi afetada. Por fim, ele efetua o preenchimento dos espaços vazios e sela a área, reconstruindo a coroa do dente. 

Uma das características mais marcantes do tratamento de canal é a perda da sensibilidade na região, pois os nervos são neutralizados e/ou removidos. Isso significa que esse dente não será mais alvo de dores em definitivo. 

No geral, o dentista clínico geral ou com outras especializações é capacitado para aplicar técnicas de endodontia. Porém, o endodontista é o melhor conhecedor do tratamento e o profissional mais indicado para realiza-lo a fim de que sejam evitados problemas pós-operatórios. 

Sintomas a serem observados  

A dor é o sintoma mais clássico de que há algum problema na sua arcada dentária. No entanto, são 5 os sinais básicos que você precisa observar para ter uma ideia sobre a iminência de um tratamento de canal

Conheça-os a seguir. 

1. Dor de dente

Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. O incômodo acontece ao longo de todo o dia e pode variar sua intensidade durante a mastigação.  

A dor de dente, no caso de problemas na polpa, é persistente e costuma estar associada à sensibilidade térmica, isto é, ao incômodo durante a ingestão de alimentos quentes ou frios. Contudo, vale lembrar que nem toda dor de dente quer dizer que inevitavelmente você terá de realizar a endodontia. 

2. Dor no maxilar 

A dor no maxilar, seja ele inferior ou superior, também pode ser um sinal de que há uma lesão grave em algum dos seus dentes. Isso acontece porque a dor costuma irradiar para outras áreas. Inclusive, há relatos de pacientes que sentem dores de cabeça e de ouvido. 

A melhor maneira de tirar a dúvida sobre a origem do desconforto é realizando uma radiografia. Desta forma, o dentista avalia se há algum comprometimento na raiz ou até mesmo no osso e se é preciso fazer o tratamento de canal

3. Inchaços

Dentes doloridos por complicações internas podem ainda gerar inchaços. Isso é percebido pela sensibilidade ao toque, deformações faciais, dores para mastigar e bolhas de sangue ou pus na região afetada. 

4. Infecções e/ou abcessos

Complementando o item anterior, processos infecciosos e/ou abcessos podem se desenvolver na ponta da raiz ou no interior de um dente que carece de tratamento de canal. Mesmo dentes que já passaram por um procedimento endodôntico anteriormente não estão livres de tal situação. 

Por isso, sempre observe a saúde da sua gengiva para ficar alerta a qualquer sinal de inchaço acompanhado de purulência. A febre também serve como aviso de que há uma infecção no organismo. 

5. Alteração na cor do dente

Não é apenas a dor no dente que pode ser percebida. Alterações na cor e na estrutura, como formações de cavidades, precisam ser avaliadas. No caso de escurecimentos na aparência do dente, isso pode ser decorrência da complicações nas células da polpa. 

tratamento de canal também é indicado quando pacientes sofrem traumas ocasionados por acidentes. Afinal de contas, fraturas na boca podem vir a expor os nervos dos dentes.  

Preciso de um tratamento de canal! E agora? 

Antes de ser indicado qualquer procedimento, o profissional da sua confiança vai solicitar exames e diagnosticar ao certo qual é o tratamento mais adequado. Ele também vai avaliar qual é a gravidade do problema, tanto no caso de cáries e infecções como de danos estruturais. 

O passo a passo que o dentista seguirá é basicamente o seguinte: 

  • Aplicar a anestesia no local; 
  • Abrir a coroa do dente; 
  • Remover os tecidos danificados da polpa; 
  • Esterilização e desinfecção das partes afetadas; 
  • Preenchimento dos espaços vazios com obturação; 
  • Selagem e reconstrução da coroa do dente. 

De qualquer maneira, você não precisa ficar com medo. As técnicas odontológicas se desenvolveram muito e não há razões para temer dores ou inacabáveis sessões na cadeira do dentista. No entanto, a experiência e a credibilidade do cirurgião dentista são essenciais para que o tratamento de canal seja bem sucedido. 

O pós-operatório também deve ser acompanhado de perto. Em alguns casos são indicados analgésicos e anti-inflamatórios para que o paciente tenha uma recuperação mais tranquila. 

Como evitar o problema 

O ideal é sempre prevenir ao invés de ter que remediar, não é verdade? Pois é claro que nos casos de danos mais avançados o tratamento tende a ser mais invasivo e sujeito a maior complexidade.  

Nos estágios iniciais de uma cárie, a título de exemplo, o procedimento é superficial e praticamente indolor. Por isso, vale a pena uma visita regular ao dentista – preferencialmente duas vezes ao ano, essa prática evitará problemas complexos, e se for o caso, tratará precocemente os danos que já tiverem sido causados. Para garantir os cuidados com a sua saúde bucal, a Clínica NEV está preparada para diagnosticar e tratar dos seus dentes. Entre em contato conosco e agende uma consulta, seu sorriso agradece!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

Iniciar Atendimento
Precisa de atendimento?
Olá, seja bem-vindo ao Nev Endodontia. Envie sua mensagem que iremos atender você!